Apresentação A Energia Elétrica Instalação Sem o FIEEL  Instalação Com o FIEEL Rede de Distribuição Telefonia
Iluminação Publica Perguntas Mais Frequentes Vantagens para Empresa  Economia de Energia Instalação Semáforos
 

Condicionadores de Energia Elétrica FIEEL

 

    Pensando na melhor intervenção aos problemas relacionados à qualidade de energia, considerando prazo, custo e benefício foi desenvolvida uma solução criativa de baixo investimento e retorno garantido, contribuindo para a redução dos custos operacionais nas empresas e combate ao desperdício. Foi desenvolvida a série FIEEL, que são Condicionadores de Energia Elétrica de amplo espectro aliados a uma prestação de serviço de alta qualidade.

   Quando o Condicionador Fieel esta presente no sistema, modificações comportamentais garantem  melhor desempenho e aumento da vida útil dos equipamentos, principalmente frente a distúrbios elétricos.

   A atuação do condicionador ocorre principalmente por este ser fornecedor de elétrons, assegurando que as modificações senoidais sejam satisfeitas o mais rápido possível, sem que sejam multiplicadas ou afetem os equipamentos.  No caso de descargas atmosféricas na linha de transmissão, segundo o principio de que raios se deslocam em direção a terra pelo percurso de menor resistência, tem o condicionador como um curto constante indicando o melhor caminho para o raio.

                                      

Os Condicionadores de Energia Elétrica FIEEL tem a finalidade de:
Absorver as freqüências presentes na rede elétrica diferentes da fundamental (60Hz) como ruídos, spikes, flikers, harmônicas, EMI (interferências eletromagnéticas), etc.
Proteger, direcionando para os condutores terra ou neutro os surtos e transientes (raios ou manobras inadequadas na rede), responsáveis pela queima de equipamentos.
Reduzir as despesas com manutenção, pela redução de paradas, falhas e queimas em equipamentos e insumos originados pela energia. Reduzir o desperdício de energia elétrica pela eliminação das freqüências que possuem campo magnético oposto ao da fundamental e criam resistência à passagem da corrente elétrica, proporcionando que no sistema circule a energia capaz de gerar trabalho útil.
Aumentar a vida útil de máquinas e equipamentos e a produção pela maior eficiência dos equipamentos.

   Método de Atuação
     Os Condicionadores Elétricos FIEEL atuam segundo o princípio de que qualquer alteração na forma da senóide fundamental de tensão ou corrente é gerada por freqüências parasitas. Freqüências estas que são identificadas e absorvidas pelo FIEEL. Como pára-raios de linha o FIEEL possui uma vantagem sobre os tradicionais, sua capacidade de absorver pulsos de alta energia aliada à velocidade de resposta. O FIEEL não atua como pára-raios de linha apenas por chaveamento da corrente, o usado em Centelhadores e Varistores.
     O FIEEL nasceu para mudar o processo tradicionalmente destinado a solucionar as deficiências na qualidade da energia que é considerado longo e dispendioso, iniciando na contratação de profissionais qualificados, medições com aparelhos de elevado custo e difícil manuseio, e quando a solução é apontada o custo de implantação é alto e os resultados nem sempre satisfatórios. Nas industrias o tempo que uma máquina fica parada na produção geralmente causa um prejuízo considerável, podendo em alguns casos ultrapassar o próprio valor da máquina.

   Problemas visíveis relacionados com a qualidade de energia
Equipamentos que queimam sem motivo aparente;
Vida útil baixa em lâmpadas e insumos;
Equipamentos micro processados que perdem a programação, necessitam ser constantemente reinicializados ou funcionam em desacordo com seus parâmetros;
Sensores que apresentam variações em seus parâmetros;
Aquecimentos anormais em barramentos ou disjuntores estando estes corretamente dimensionados;
Equipamentos que não alcançam sua eficiência nominal;
Sistemas de comunicação com falhas esporádicas ou queda critica na velocidade de transmissão dos dados;
Equipamentos geradores ou sensíveis a Interferências Eletro Magnéticas;
Consumo de energia acima do previsto;
Desarmamento de disjuntores sem motivos aparentes;
Ruídos em sistemas telefônicos;
Respostas falsas e instabilidade em sistemas eletrônicos de controle;
Quebra de comunicação entre máquinas ou entre maquinas e PC ( CLP, CNC, etc... ) em modo on-line;
E.M.I. (interferências eletromagnéticas), provocando interferência em outros equipamentos, telefones, televisores, monitores de vídeo, etc ;
Aquecimento anormal das etapas de potência ( inversores, conversores, etc... );
Funcionamento irregular com constantes “travamentos” em máquinas, computadores, CLP's e comandos microprocessador;
Falhas intermitentes de maquinas, que não seguem um padrão;
Monitores de vídeo com interferências na imagem e ondulações horizontais ou verticais.

   Os ganhos proporcionados são:
Aumento na vida útil de máquinas e equipamentos;
Aumento na produção pela maior eficiência das máquinas.
Proteção contra queima de motores, lâmpadas, sistemas eletrônicos, CI`s, placas eletrônicas, etc;
Eliminação de ruídos em sistemas de comunicação e transmissão de dados, causados por EMI ou deficiências do aterramento;
Eliminação de EMI interferências eletromagnéticas, que provocam interferências em outros equipamentos;
Eliminação de aquecimentos anormais nos sistemas de potência e desarmamento de disjuntores sem motivos aparentes, causados por correntes parasitas;
Diminuição ou eliminação de falhas intermitentes de máquinas ou constantes travamentos, principal- mente em equipamentos micro processados sensíveis as perturbações da senoide;

Diferencial da Tecnologia FIEEL
     Os Condicionadores FIEEL consistem numa melhora e inovação nos filtros, com tres patentes internas, são ligados em paralelo ou série, onde a capacidade de drenagem de distúrbios é ampliada, o sistema é protegido para não entrar em ressonância, além disso, geram uma proteção efetiva contra transientes (descargas atmosféricas) e principalmente atuam num amplo espectro de freqüências que vão deste harmônicas à interferências eletro- magnéticas.
Outra inovação do FIEEL refere-se ao balanceamento das cargas indutivas, foi desenvolvido um componente indutivo capaz de transferir as cargas magnéticas entre as fases, o que é inédito e garante um rendimento superior a qualquer filtro presente no mercado.
     O Condicionador FIEEL é comercializado com configurações padrões capazes de atuarem sobre uma variada gama de interferências elétricas. Conforme a necessidade do cliente podemos projetar condicionadores específicos de acordo com as características elétricas do sistema.

Curva de Atenuação - Modelo Padrão Trifásico

   A Curva de Atenuação corresponde a resistência em decibéis que determinadas freqüências apresentam em estala logarítmica (dB=20.Log E2/E1). No gráfico acima é evidenciada a alta resistência para freqüência fundamental (60Hz que não deve ser filtrada), moderada para harmônicas e acentuada para freqüências acima de 1KHz, que podemos considerar praticamente um curto. As valores flutuam conforme a impedância do sistema, resistência do aterramento e presença de outros condicionadores. Como exemplo podemos citar que freqüências originadas por fontes chaveadas (computadores), reatores eletrônicos e lâmpadas econômicas estão em torno de 20KHz e raios de 2 a 450KHz.

     Outros modelos de condicionadores apresentam curvas semelhantes, porém com características de atenuação diferenciadas.