Apresentação A Energia Elétrica Instalação Sem o FIEEL  Instalação Com o FIEEL Rede de Distribuição Telefonia
Iluminação Publica Perguntas Mais Frequentes Vantagens para Empresa  Economia de Energia Instalação Semáforos
 

FIEEL na Rede de Distribuição

 

        Recentemente criado, o Fieel especifico para redes de distribuição herda as vantagens da utilização das filtragens anteriormente limitadas a ambientes industriais, comerciais e residenciais.

              

       O principal beneficio para as concessionárias de energia elétrica é a proteção ao consumidor contra descargas atmosféricas, que percorrem a transmissão acarretando danos consideráreis. A resolução normativa da Aneel, Nº 61 de 29 de abril de 2004, estabelece as disposições relativas ao ressarcimento de danos elétricos em equipamentos elétricos instalados em unidades consumidoras, causados por perturbação ocorrida no sistema elétrico, incluindo descargas atmosféricas e sobretensões.

       A instalação de filtros Fieel na baixa tensão, logo após o transformador, direciona para os condutores terra ou neutro os surtos e transientes (raios ou manobras inadequadas na rede), responsáveis pela queima de equipamentos. Como pára-raios de linha o FIEEL possui uma vantagem sobre os tradicionais, sua capacidade de absorver pulsos de alta energia aliada à velocidade de resposta. O FIEEL não atua como pára-raios de linha por chaveamento da corrente, o usado em Centelhadores e Varistores.

       Outros ganhos com a instalação do Fieel na rede de transmissão consistem na absorção das freqüências presentes na rede elétrica diferentes da fundamental (60Hz). Estas freqüências são absorvidas por estarem presentes no meio ambiente, entre elas destacamos ondas de celulares, radio, TVs entre outras interferências eletro magnéticas. Mesmo drenando poucos mA os ganhos são evidentes, devido a aumento da freqüência ser proporcional ao potencial magnético e aumento da impedância da rede.

       O invólucro e sistemas de fixação do filtro podem ser adaptados conforme as especificações técnicas do cliente.

       Pela remota possibilidade do potencial da descarga transmitida ser superior a 20kV, conforme estudos relatam, não existe equipamento no mercado com garantia total de proteção contra descargas atmosféricas. Se algum equipamento garantir deve ser analisado com precauções.

 

       Imagens Modelo Conceitual