INSTALAÇÃO

           
 

 Instalação dos Condicionadores FIEEL

                ONDE DEVE SER INSTALADO?
          Recomendamos que sempre seja instalado um Condicionador FIEEL ou DPS Ativo na entrada das instalações, após o medidor. O principal objetivo desde aparelho é a proteção contra descargas atmosféricas. Na seqüência devem ser instalados Condicionadores FIEEL próximos a equipamentos sensíveis e geradores de interferências. O ideal é instalarmos um aparelho em cada caixa de distribuição ou painel de comando, desta forma, as interferências são eliminadas independente de sua rota. Dependendo das cargas e níveis de ruídos em alguns casos recomendamos a instalação de mais de um Condicionador FIEEL por local.

 

           ONDE NÃO PODE SER INSTALADO?
       O FIEEL não pode ser instalado ou não funcionará com eficiência nos seguintes casos:- em cargas com grandes distorções e grandes potências como fornos a arco ou alguns tipos de fornos indutivos; - onde o problema específico são harmônicas e a extensão do cabeamento é curta; - próximos a capacitores que entram em ressonância e queimam em poucas horas; - sistemas sem aterramento eficiente acompanhado de transmissões de dados padrões 232 e 485.


         
PORQUE NÃO SÃO FABRICADOS CONDICIONADORES FIEEL DE VÁRIOS TAMANHOS?
      Para conseguirmos um melhor rendimento! Por exemplo, se dobrássemos os valores dos componentes internos teríamos o dobro do rendimento. Porém, evidenciamos que condicionadores instalados próximos, no mesmo barramento conectados a poucos centímetros, possuem um rendimento superior. Isto ocorre porque existe uma impedância (resistência do cabo) entre os condicionadores, mesmo que pequena afeta a curva de atenuação. Também permite aos condicionadores melhor atuarem em ângulos diferentes da senóide. Para 60Hz o comprimento da senóide é de quilômetros, porém para freqüências mais elevadas passa a ser de centímetros ou até milímetros. Por exemplo, distância das hastes numa antena de televisão corresponde ao tamanho da senóide para frequência do canal.

            Medições Junto aos Condicionadores FIEEL

       Por atuar em paralelo, quando o desempenho do condicionador for medido deve ser levado em consideração que não existe o antes e depois, como em aparelhos em série. Medições próximas ao condicionador indicar aumento nas distorções por estas se direcionarem ao FIEEL. Recomendamos que sejam avaliadas as rotas dos transientes e a utilização de equipamentos que meçam frequências acima de harmônicas. Aparelhos que medem apenas harmônicas são simples, de baixo custo e pouco eficazes para avaliar os Condicionadores FIEEL, recomendamos a utilização de osciloscópio com registro em tempo real.